.STEPHAN DOITSCHINOFF EM NY.

Captura de Tela 2015-09-08 às 13.47.08

O artista Stephan Doitschinoff acaba de abrir exposição solo “Three-Planet Lifestyle” na Jonathan LeVine Gallery em NY. Um dia antes da abertura ele falou com o Kakaos:

Do que trata Three-Planet Lifestyle?
A primeira vez que eu vi esse termo foi num livro do Kalle Lasn, o MEME WARS. O Three-Planet Lifestyle aparecia como parte de de uma reflexão particularmente interessante, sobre como a espécie humana age de maneira similar à bactérias num tubo de ensaio fechado, se reproduzindo insanamente até ocupar todo o espaço, se aniquilando. O termo em si refere ao índex de consumo humano. Em muitos lugares do planeta se consome tanto que seriam necessários três planetas pra suprir esse estilo de vida caso o mundo todo vivesse assim.

Todas as telas expostas em NY são inéditas? Quantos trabalhos serão exibidos?
Sim. Sao 14 pinturas inéditas e um vídeo registro da perfomance “Ventre Livre” que fiz no Rio de Janeiro em 2013.

Captura de Tela 2015-09-08 às 13.47.54

A simbologia é uma característica do seu trabalho. Quais novos elementos simbólicos foram usados nessa exposição e qual o universo deles?
Nos últimos 3 anos tenho explorado elementos mais temporais e menos herméticos. Temas relacionados com a crise social contemporânea, como distorção do poder entregue ao mercado financeiro e as corporações. . O Banespa sendo atingido por raios e explodindo, fábricas pegando fogo e afundando na terra com o próprio peso, caravelas cheias de livros afundando no mar são alguns deles.

Tem algum artista atual com o qual você gostaria de trabalhar junto um dia? 
Tom Waits, pelo tanto que eu já ouvi e o tanto que ele me influenciou, com as letras ou o espirito das músicas mesmo.

Captura de Tela 2015-09-08 às 13.47.21

Quais suas próximas exibições?
Em outubro vou estar na Bienal de Curitiba que abre dia e 3. Na sequência, dia 10, vou participar do musica.performance no CCBB de SP.